ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 20 nov 2019 · Cultura

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra é uma data em que convida a população a refletir sobre as lutas pelo direito ao trabalho, a moradia, a frequentar uma escola, uma universidade, o direito por igualdade social. A data traz questões importantes: o racismo e a desigualdade. Relembra a luta dos negros escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas. 

 

 

Oliveira Silveira (1941 – 2009), poeta, professor e pesquisador, foi o idealizador da data em que remete a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e a luta contra o preconceito e discriminação racial. Silveira era um dos fundadores do Grupo Palmares, em Porto Alegre, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira.

 

 

Mais de mil e duzentos municípios é feriado no dia 20 de novembro e em Santa Rita do Araguaia-GO, Brasilina Ana Souza, pós-graduada em Relações Étnico Raciais,  sugeriu que fosse feriado no dia em celebra o dia Nacional da Consciência Negra que foi aprovada e sancionada em 19 de novembro de 2008.

 

 

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para Todos!