Alunos da escola Romão recebe orientação sobre vacinação contra o sarampo

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, através das profissionais, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Bianca Dias e Educadora em Saúde Sebastiana Lopes, foi ministrada uma palestra sobre a importância da vacina em todas as fases da vida na Escola Municipal Romão Martins de Souza.

A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença e de suas complicações. A imunização está disponível para crianças menores de 04 anos, 11 meses e 29 dias e adultos de 20 a 29 anos.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (vermelhidão, carocinho ou bolha na pele) até quatro dias depois.

Para tomar a vacina é preciso levar documento de identificação pessoal, a caderneta de vacinação e comprovante de endereço. A imunização é realizada no Programa de Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira, Bela Vista, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges, Vila Nova, das 7h às 17h.