Alunos da zona rural passam a receber atividade escolar em casa

Para atender alunos da zona rural, as escolas de Santa Rita do Araguaia (GO), mudaram a rotina e passarão a enviar quinzenalmente, através do transporte escolar, atividades impressas para os estudantes que estão sem aula presencial devido à pandemia do coronavírus. A iniciativa é devido à dificuldade de acesso as tarefas que estão sendo passadas pela internet desde março. “Nós resolvemos enviar essas apostilas impressas, para garantir que 100% dos alunos sejam atendidos”, pontua a Secretária de Educação Rita Rangel.

“Nesse momento de pandemia, todos tem que se reinventar para se adaptar a nova realidade, já que o isolamento social é essencial para superar o covid-19, por isso, nós estaremos levando as atividades das escolas municipais e estaduais aos alunos da área rural, para que possamos garantir que aconteça o processo de aprendizagem”, fala a Prefeita Tânia Salgueiro.

A professora Maria do Céu Fernandes Maciel, da Escola Municipal Romão Martins de Souza, explica que no início do ano, os alunos receberam o livro didático e uma apostila com atividades para todo o ano letivo, e que tem trabalhado com base no material. Ela fala também, que elabora vídeos explicando o conteúdo e realizado vídeos conferências para que os alunos tirem dúvidas. Em datas comemorativas, prepara materiais temáticos para que os pais busquem na escola.

Atividades do Dia das Mães

A Secretária Rita, explica que a medida está tendo uma boa aceitação dos pais e dos alunos. Ela fala ainda que os casos em que os responsáveis se recusarem a auxiliar os estudantes nas tarefas, serão encaminhados para o conselho tutelar. “Os professores estão fazendo a parte deles, mas é preciso que os pais deem todo o suporte necessário para que o aluno tenha o melhor aproveitamento possível”, explica.

A pequena Isadora Emanuele Medrada de 6 anos, apesar da saudade dos colegas e da professora tem dando conta de realizar as atividades, como conta seu pai, Rogério Medrada dos Santos. “Ela está fazendo as atividades tudo. Tá dando conta com a ajuda das irmãs mais velhas”, fala Rogério.