ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 07 maio 2019 · Saúde

Apenas 38% dos grupos prioritários foram vacinados

No último sábado, dia 4 de maio, foi realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Santa Rita do Araguaia, 212 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procuraram as unidades de saúde para tomar a vacina contra a doença. O total de pessoas vacinadas desde o início da campanha até o sábado foi de 723 pessoas, atingindo apenas 38% do público alvo. A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio.

 

 

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica e enfermeiro Ítalo Lacerda explicou que a baixa procura pela vacinação se dá por que a população não está atenta ao período em que o vírus se espalha. “No ano passado nós tivemos muitos casos no estado, inclusive com óbito, e, este ano a população está mais silenciosa, não estão procurando tanto as unidades de saúde para se vacinar”, explica o enfermeiro.

 

 

O coordenador alerta que é preciso ficar atento às informações falsas que circulam nas redes sociais como as que dizem que a vacina desenvolve a gripe. “É preciso buscar fontes seguras como o Ministério da Saúde, e quando as pessoas leem as notícias enquadradas em Fake News, elas deixam de se vacinar, se prevenindo contra a influenza”, conclui Ítalo Lacerda.

           

 

Cuidados e prevenção

 

 

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

 

 

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza.

 

 

Assessora de Imprensa

Desenvolvimento para Todos!