Câmeras são instaladas para inibir descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO) através da Secretaria de Meio Ambiente, instalou câmeras no lixão municipal para tentar inibir o descarte irregular de materiais. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Vandro Lorenzi, os equipamentos realizam o monitoramento 24 horas por dia, e as pessoas que forem flagradas jogando lixo no local, serão identificadas e multadas. “Os infratores serão penalizados conforme a Lei Complementar 109/2019”, fala Vandro.

Essa iniciativa faz parte das ações que a cidade tem tomado para amenizar a situação do local. No ultimo mês foi disponibilizado um guarda para orientar e fiscalizar sobre o local adequado de despejo, além de realizar a separação do lixo doméstico de materiais orgânicos como podas de árvores e restos de grama.

O Secretário explica ainda que o trabalho de notificação já vem sendo realizado em terrenos urbanos considerados de risco para a saúde e segurança pública. O dono do imóvel notificado tem o prazo de dez dias para a realização da limpeza do terreno, sob a pena de aplicação de multa, caso o proprietário não higienize o local.

A Prefeita Tânia Salgueiro explica que as medidas fazem parte da campanha “Cidade Limpa”, que vem revitalizando pontos da cidade, com roçagem e plantio de mudas de árvores e flores, além de conscientizar os santaritenses. “Essa foi à maneira que encontramos para auxiliar na limpeza e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como: dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela”, explica.

A Prefeitura disponibiliza caçamba para a retirada de entulhos, que devem ser solicitadas pelo telefone (64) 3635-7000. O custo é de R$ 48 e ficará a disposição do munícipe durante três dias.