ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 07 jan 2020 · Infraestrutura

Campanha “Cidade Limpa”: a limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é dever de todos

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia lançou a campanha “Cidade Limpa” para conscientizar a população a cerca da sua responsabilidade em manter o município limpo, além de deixar um ambiente mais harmonioso e saudável. Com a colaboração de todos, a cidade fica mais bonita e previne a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e outros transmissores de doenças.

São disponibilizadas à população caçambas coletoras para a retirada de entulhos. O cidadão que for realizar limpeza em seu quintal deve fazer a solicitação da caçamba na Prefeitura e retirar a guia de recolhimento no valor de R$ 47,50 e agendar a entrega da mesma. Esta ficará a sua disposição durante três dias, onde poderá colocar galhos de árvores, restos de construção, móveis e outros tipos de lixo seco.

A prefeita Tânia Salgueiro deu ordem de serviço para a realização da limpeza em toda a cidade que inclui roçagem, disponibilização de caçambas e limpeza dos terrenos baldios. “Os serviços também serão realizados nos terrenos baldios, mas serão cobrados multa e serviço realizado, conforme determina a lei municipal 109/2019, pois esses terrenos se tornam local para descarte de todo tipo de lixo”, explica a prefeita.

Vale ressaltar que descartar entulhos em terrenos baldios ocasiona diversos problemas para a saúde pública, como criadouros do mosquito da dengue, zika e chikungunya e outras doenças causadas por roedores e animais mortos e, ainda, fere leis ambientais.  Além disso, os terrenos de mato alto pode comprometer a segurança do cidadão se tornando esconderijo de marginais e animais venenosos.

“Outro problema ocasionado pelos descartes inadequados é uma cidade suja que não atrai turistas, empresários e, consequentemente perca de investimentos e aumento do desemprego. Os santaritenses querem o melhor para o município e assim contamos com o apoio de todos para não termos mais terrenos e ruas cheios de entulhos”, ressalta a prefeita Tânia Salgueiro.

Ao evitar o descarte inadequado em vias, terrenos e nos rios, o cidadão exerce a sua cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Com a incorporação de simples atitudes cotidianas, a população minimiza grandes complicações. O serviço de limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é dever de todos.