Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe é iniciada nesta quarta-feira no munícipio

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir desta quarta-feira, 10, até o dia 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), sendo que em 4 de maio é dia “D” da Mobilização. Na primeira etapa deverão ser imunizados, de 10 a 18 de abril, as crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes (independente da idade gestacional) e Puérperas (mulheres até 45 dias pós parto).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para os sintomas da infecção.

A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo atual (2019), a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades durante a campanha.

Para tomar a vacina é preciso levar documento pessoal, o cartão de vacinação e comprovante de endereço. A vacina estará disponível no Programa de Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira, no Bela Vista e na Unidades Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges, Vila Nova, das 7h15 às 10h45 e das 13h15 às 16h45.