ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 03 out 2019 · Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia segunda-feira em Santa Rita do Araguaia

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir de segunda-feira, 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo até o dia 25 de outubro. Na primeira etapa deverão ser imunizadas as crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (vermelhidão, carocinho ou bolha na pele) até quatro dias depois.

Para tomar a vacina é preciso levar documento de identificação pessoal, a caderneta de vacinação e comprovante de endereço. A vacina estará disponível no Programa de Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira, no Bela Vista, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges, Vila Nova, das 7h15 às 10h45 e das 13h15 às 16h45.

O dia D da Campanha será dia 19 de outubro, sábado, das 07h00 às 17h00. A próxima etapa da campanha, para adultos de 20 a 29 anos, está prevista para o mês de novembro. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença e de suas complicações.