ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 05 abr 2021 · Sem categoria

Comissão de Turismo Reuniu Secretários em Evento Online

O encontro via Skype, promovido pela Comissão de Turismo do Legislativo goiano, contou com a participação de 12 municípios entre eles Santa Rita do Araguaia – GO.

O Ministério do Turismo promoveu este encontro com os representantes turísticos municipais, integrantes do circuito “Pegadas no Cerrado”. A região abriga cidades com potencial para desenvolvimento no setor, como gastronomia, ecoturismo, festivais e diversas atividades que beneficiam o segmento em Goiás. Na pauta foram discutidas ações estratégicas de adequamento as normas sanitárias, estabelecidas pelos órgãos de saúde. As autoridades buscaram alternativas para amenizar o déficit econômico, visto que a regra momentânea é ficar em casa. Os desafios são inéditos para todos os setores, sendo assim, o turismo tomará novos rumos.

A seção foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Alego, Coronel Adailton Florentino (Partido Progressista) que também é deputado estadual e, mediada por Cacilda Morais, técnica da Comissão de Turismo da Alego.  O Coronel salientou que a Alego auxiliará no que for possível para estimular o turismo no estado, pois acredita que ele gera empregos e renda. Os secretários de administração e meio ambiente Rodrigo Barbosa e Vandro Lorenzi (Gaúcho) participaram do debate, falaram sobre as demandas e riquezas do município.

Rodrigo destacou o potencial gastronômico do queijo cabacinha um patrimônio imaterial do estado, reconhecido oficialmente no início desse ano. Gaúcho ressaltou que no curso do rio Araguaia, Santa Rita é a primeira cidade regada pelo rio, além de sua proximidade com nascente, a 60 km o município dispõe de um terminal turístico. “Contamos com um terminal turístico e com a realização de eventos como o Boia Cross, festa junina, além de outras atrações. Temos um potencial muito grande, temos dificuldades financeiras. Mas acreditamos que, com o apoio dos governos, vamos conseguir desenvolver um trabalho e mostrar esse potencial para os outros locais”, finalizou Gaúcho.

O Mapa Brasileiro de Regionalização do Ministério do Turismo indica a região turística de Goiás, como “Pegadas no Cerrado”, ela engloba 12 municípios: Jataí, Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis, Chapadão do Céu, Rio Verde, Maurilândia, Turvelândia, Caiapônia, Piranhas, Paraúna e São Luiz de Montes Belos. Jussara também Portelândia participam como parceiras. Esse grupo compreende atrações de turismo de aventura, turismo cultural, gastronômico, ecoturismo, a rota abrange piscinas naturais, sítios arqueológicos, águas termais, e 27 trilhas.

Assessoria de Imprensa | Aline Nascimento – Alex Oliveira 05/04/2021