Desfile Cívico marca comemoração do 65° aniversário de Santa Rita do Araguaia


Após 30 anos, Santa Rita do Araguaia, Goiás celebrou o 65° aniversário de Emancipação Política com o Desfile Cívico dos alunos das Escolas Municipais, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), das oficinas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), além da Banda Municipal de Chapadão do Céu, Sementes do Cerrado. O evento organizado pela prefeitura municipal, Gestão Desenvolvimento para Todos contou com a participação de mais de 600 pessoas.

 

A prefeita Tânia Salgueiro fez um discurso emocionado agradecendo aos professores, alunos e todos os envolvidos na realização do desfile. “Tenho que agradecer as escolas e professores, pois foi através deles que foram escolhidos os temas do desfile que retrataram a história do povo, do desenvolvimento e a cultura de Santa Rita do Araguaia. Fiquei emocionada de ver a satisfação no olhar das crianças, é lindo! Foi maravilhoso o desfile!”, relatou a prefeita.

 

A prefeita ainda levou uma mensagem de paz para todos e comentou sobre sua luta para trazer programas de políticas públicas para crianças e adolescentes que são o futuro de Santa Rita do Araguaia. “Que nós possamos fazer da nossa cidade o que todas as crianças pediram neste desfile. Construir a paz! Que Deus nos ilumine e dê sabedoria para que fazer da nossa cidade um lugar onde as nossas crianças tenham segurança e lazer para aproveitar essa fase tão querida, que é a infância. Que os jovens possam ter oportunidades para desenvolver o seu potencial. A todas as famílias, educadores e pessoas que fazem parte da nossa administração, todos que fazem parte da história de Santa Rita, vamos juntos construir uma cidade como as crianças pediram hoje, que a gente tenha paz, paz no coração e muito amor, estou junto com vocês para podermos construir”, ressalta Tânia Salgueiro.

 

A secretária municipal de Educação Rita Rangel, relata que a produção do desfile das escolas, foi promovida graças ao empenho de todos os servidores municipais, vereadores, parceiros e amigos da gestão. “Para poder ter esse resultado positivo que obtivemos no desfile, houve um trabalho em conjunto entre a secretária de educação, as diretoras das escolas, professoras, secretários e todo o conjunto que faz a gestão pública funcionar no dia-a-dia, além da participação e colaboração dos pais dos alunos, vereadores, Polícia Militar, a Banda Municipal de Chapadão do Céu através do prefeito Rogério Graxa e amigos que acreditaram nesse projeto,” relata a secretária.

 

O desfile

 

A escola João Paula da Cruz escolheu o tema “Paz na escola, eu curto!”, o projeto tem como intuito concentrar nas conquistas de novos valores, tendo o ensino virtual como ferramenta a serviço do processo de aprendizagem, e nas melhorias da vida humana e as forma de tornar os alunos mais críticos e conscientes. A escola iniciou o desfile com a Bandeira da Paz, apresentada por uma aluna, em seguida a turma do 2° ano da professora Neiva, com uma aluna trazendo o Globo Terrestre, rodeada de crianças, representando o futuro do mundo. O 3° ano da professoras Marlene e Margarida, vieram com três alunas vestindo a camiseta escrito a palavra PAZ.

 

O 1° ano das professoras Magda e Patrícia, com o tema “Meio Ambiente em Harmonia, Paz Para a Sociedade”. O 4° ano das professoras Ezilda e Cleide com o tema “Onde Quero Paz”. O carro da escola trouxe o tema “Paz nos Corações e Respeito às Diferenças”, que contou com a presença da monitora Gicelma acompanhando às crianças. O 5° ano das professoras Valquíria e Carmem continuaram o desfile da escola João Paula da Cruz, com a apresentação do Proerd que encenaram a dança do programa.

 

O desfile seguiu com os alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os alunos do 1° ao 5° ano segurando a faixa que representa o EJA. O pré II dos professores Éber e Claudiane, fecharam o desfile da escola João Paula da Cruz, com o tema “A leitura Ilumina a Mente e Promove a Paz”, representando a literatura.

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Caminho do Saber, trouxe o tema “O Mundo Encantado da Leitura infantil”, que estava representando o projeto de leitura realizado pela instituição. O projeto tem como intuito incentivar as crianças ao hábito da leitura, no qual os alunos escolhem livros para levar para casa. O carro do CMEI teve como tema o “Sítio do Pica Pau Amarelo”, que representa a literatura brasileira.

 

A escola Romão Martins de Souza apresentou em seu desfile a cultura regional de Santa Rita do Araguaia, com o carro que ilustra o Queijo Cabacinha, Rapadura, as Fiandeiras de tear e o Boiadeiro tocando o berrante, representando a cultura sertaneja.

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, também compôs o desfile cívico com a presença das crianças, adultos e idosos das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), representantes das aulas de violão, muai thay, equitação e montaria, hidroginástica, caminhada orientada, pintura em tecido, e dança vestindo a camiseta do projeto “Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos – Ray Kroc”.

 

A participação dos idosos Demetria, Luzia e Chico representando todos os assistidos do Lar dos Idosos Lucília Carvalho de Oliveira arrancaram lágrimas da comunidade, inclusive da prefeita que foi surpreendida com a senhora Luzia andando de encontro às autoridades sem o auxílio da cadeira de rodas.

 

O desfile se encerrou com a participação das demais secretarias e com a frota de veículos adquiridos nesta gestão 2017/2020.

 

A participação da Banda Municipal de Chapadão do Céu Sementes do Cerrado, fechou as atividades em comemoração ao 65° aniversário de Santa Rita do Araguaia, que homenageou o município com a cantiga popular “Parabéns pra você”, seguido do corte do bolo pelas mãos da prefeita Tânia Salgueiro.

 

A Banda Municipal abrilhantou o evento tocando várias músicas e animando o desfile. O regente da banda, Atailson André de Brites, falou da satisfação em estar presente no aniversário de Santa Rita do Araguaia e na receptividade para com a banda. “Eu não tenho palavras para falar da minha felicidade em estar aqui hoje, já passamos por muitos lugares e aqui tivemos uma receptividade muito grande, esperamos ser chamados mais vezes, para vir prestigiar essa cidade e sua população”, disse o regente.

 

 

Participação da população

 

A moradora Jéssica Pâmela Didone, 28, falou sobre o evento. “Esse desfile me surpreendeu devido à organização que pude perceber com o decorrer das escolas, estou emocionada, é importante a realização de eventos como esse, realmente emocionou a população da cidade”, disse a moradora.

 

Luiza Ferreira dos Santos é avó de uma das alunas que participou do desfile, e se diz surpresa com o evento e feliz pela neta ter desfilado. “Eu cheguei aqui a dois meses, vim de Alagoas e já me sinto uma santaritense de coração. Estou emocionada ao ver o desfile em comemoração do aniversário do munícipio, e muito contente em ver minha neta, desfilando no carro da escola. É maravilhoso poder ver e de certa forma participar dessa comemoração”, relatou Luiza.

 

Caroline Heloísa dos Santos Marques é estudante da Escola Municipal Romão Martins de Souza e desfilou no carro da escola que representou a cultura regional. “Eu não tenho palavras para distinguir o que eu estou sentindo, estou muito feliz em representar a minha escola nessa comemoração tão grandiosa que é o aniversário de Santa Rita do Araguaia, cidade que eu adotei como minha”, relatou a estudante.

 

Confira a Galeria de Imagem – Clique aqui

 

 

Estagiárias Karine, Laleska, Marcela e Mirelly

Fotografias: Fábio, João e Marcos

Asscom Cassiane Mews

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!