Dia D da Saúde do Homem será nesta sexta em Santa Rita do Araguaia


Com o intuito de alertar a população masculina para a detecção precoce do câncer de próstata, a prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoverá no próximo dia 23 de novembro o dia D da Campanha Novembro Azul das 7h00 às 19h00.

 

Serão oferecidos na Unidade Básica de Saúde, Joaquim dos Santos Borges testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite; aferição de pressão; glicemia; atualização da caderneta de vacina; consulta médica para posterior coleta de sangue para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata); rodas de conversa sobre a saúde do homem.

 

“De maneira geral, os homens costumam cuidar menos da saúde. Eles sentem uma dor e vai deixando de lado, o verdadeiro “vai levando”. Então convocamos os homens santaritenses acima de 50 anos, e aqueles que tiveram casos de câncer na família, a partir de 45 anos, devem comparecer a Unidade de Saúde para o dia D de prevenção”, convoca o enfermeiro da vigilância epidemiológica municipal, Ítalo Lacerda.

 

Conforme o enfermeiro alguns sinais e sintomas podem ser detectados na fase inicial do câncer de próstata como: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

 

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!