Dia D da Saúde do Homem será no próximo dia 06 em Santa Rita do Araguaia


A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove, no próximo dia 06 de novembro, o dia D da Campanha Novembro Azul das 07h30min às 19h00min. Agora é a vez dos homens cuidarem de sua saúde e deixar o preconceito de lado.

 

 

Esta campanha é um alerta ao público masculino para a detecção precoce do câncer de próstata. Convocamos os homens santaritenses acima de 50 anos e aqueles que tiveram casos de câncer na família a partir de 45 anos, a comparecerem na UBS Joaquim dos Santos Borges, Vila Nova, para o dia D de atendimento de prevenção.

 

 

Serão oferecidos na unidade testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite; aferição de pressão; glicemia; atualização da caderneta de vacina; consulta médica para posterior coleta de sangue para o exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata), além de rodas de conversa sobre a saúde do homem.

 

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

 

 

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

 

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para Todos!