ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 14 nov 2018 · Educação

Escola Municipal João Paula da Cruz é premiada durante I encontro Científico Cultural

A Escola Municipal João Paula da Cruz de Santa Rita do Araguaia (GO), com o projeto “Alimentação Saudável”, foi premiada nesta terça-feira (13/11) com um computar da marca Dell, durante o I Encontro Científico e Cultural promovido pela Associação. O evento teve como objetivo desenvolver a cultura e levar o conhecimento científico a crianças e adolescentes.

Conforme a professora de Santa Rita do Araguaia responsável pelo projeto premiado, Valquiria Alvez Gonzaga, o convite para participar da amostra foi abraçado pelo 5° ano matutino. “Na parte cultural nossos alunos apresentaram a história ‘10 casas e um poste que Predro Fez’ de Hermes Bernardi Jr e na parte científica trouxeram experimentos de produtos saudáveis e não saudáveis, com a degustação de alguns produtos como o patê feito de ervas finas, com o intuito de mostrar às pessoas como formar hábitos de alimentação saudáveis. Estamos felizes com o desempenho de nossos alunos”, conta a professora.

A nutricionista da Rede Municipal de Ensino de Santa Rita, Maria das Graças, explica a importância de trabalhar a alimentação saudável e não saudável com os alunos. “O nosso foco é que os alunos diminuam em sua alimentação o sal, o açúcar e a gordura reduzindo assim o risco de no futuro desenvolver diabetes, pressão alta, AVC e outras doenças. Por isso, preparamos uma oficina de temperos, no qual apresentamos as crianças os sabores diferenciados. Fizemos um patê de manjericão roxo, alecrim, sálvia e orégano para comer com bolacha. Como nutricionista, zelo pela saúde da criança desde que ela nasce até o termino na vida”, frisa a nutricionista.

O encontro contou com a participação de escolas municipais e estaduais de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia (GO). Participaram do evento as Escolas Municipais de Santa Rita João Paula da Cruz, Romão Martins de Souza e o Colégio Estadual Alfredo Nasser, que por meio do aluno João Vitor Mendes, do 1° Ano, apresentou o projeto “Óculos de realidade virtual”, coordenado pelo professor Carlos Rezende.

Marcaram presença no evento a secretária de Educação, Rita Rangel; representando a prefeita Tânia Salgueiro o secretário de Administração, José Felizardo; a diretora da escola João Paula, Zélia Francisca, diretora do colégio Alfredo,  Leda, professoras e monitoras do município.

O I Encontro Científico e Cultural

Na primeira amostra, foram expostos trabalhos artísticos dos estudantes, além de eletrônicos e peças antigas que marcaram os anos 70, 80 e 90. Ainda, houve apresentação de projeto sobre plantação de cana na produção de energia, em parceria com a empresa Atvos, amostra de realidade virtual, produtos característicos da região e materiais de robótica confeccionado a partir da reciclagem de produtos eletrônicos. Dança e exposição teatral também fizeram parte do projeto.

De acordo com o organizador e presidente da AABB, Benedito Valério dos Santos, o encontro é voltado para o lado social e para desenvolver o talento científico das crianças e adolescentes. “É um incentivo para aguçar o conhecimento e trazer novas experiências. É agregar valor aos estudos”, disse.

O encontro também recebe apoio da Fundação Banco do Brasil e da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENAB).

Com informações da Asscom/Aia.

Gestão Desenvolvimento para todos!