Estão abertas as inscrições para o programa do governo de Goiás CNH Social  


 

 

As inscrições para o programa CNH Social, no qual pessoas de baixa renda podem tirar a habilitação de forma gratuita, estão abertas. Neste mês de dezembro, serão oferecidas 2 mil vagas em todo estado de Goiás. Para se inscrever basta acessar o site www.detran.go.gov.br até o dia 4 de janeiro de 2020.

 

 

O programa foi criado pelo Governo do Estado por meio da lei 20.637/2019, possibilitando a inclusão da população de baixa renda a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A (motocicleta) ou B (automóvel), bem como, a adição das categorias A ou B e a mudança de B para D (ônibus e micro ônibus).

 

 

Quem pode participar da CNH Social

 

 

Podem participar do programa quem vai tirar a CNH pela primeira vez, adicionar ou mudar a categoria. Porém, os motoristas não podem ter infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. Ao todo serão disponibilizadas três modalidades diferentes, cada uma com 670 vagas:

 

 

  • Urbana:destinada a quem tem a partir de 21 anos, que tenha o ensino fundamental completo e que esteja inscrito no Cadúnico, programa do governo federal.
  • Estudantil:estudantes entre 18 e 25 anos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior à inscrição e que tenham cursado o ensino médio em escola pública de Goiás.
  • Rural: pessoas a partir de 21 anos que moram na zona rural e tenham o ensino fundamental completo. Além disso, é necessário apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive a DAP Acessória, emitida em Goiás.

 

 

Os selecionados terão isenção de taxas do órgão, exames médicos e psicológicos, curso teórico e prático, até três retestes. Existem alguns requisitos que os candidatos precisam dispor que são:

 

– Estar cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único) dos Programas Sociais

– Comprovar moradia no Estado;

– Não possuir nenhum impedimento de possuir CNH;

– Ter CPF ou Identidade, dentre outras exigências que possam vir a ser solicitadas.

 

Assessoria de imprensa

Desenvolvimento para Todos!