Experiências exitosas na atenção primária são apresentadas em Jataí


Uma iniciativa simples e de baixo custo desenvolvida em Santa Rita do Araguaia, na Região Sudoeste do Estado, está assegurando a prevenção de doenças e proporcionando bem-estar e melhor condição de saúde a centenas de moradores do município. Desde dezembro do ano passado, uma equipe multidisciplinar de saúde faz visitas domiciliares quinzenais às pessoas cadastradas nas unidades básicas de saúde e leva, além de informações sobre saúde, assistência médica, odontológica, psicológica e social. O projeto é denominado “Aqui em Casa é Melhor” e tem proporcionado muitos resultados positivos, entre os quais a melhoria do estado de saúde das pessoas com depressão, diabetes e hipertensão.

 

A experiência desenvolvida em Santa Rita do Araguaia proporcionou muito mais que um atendimento de maior efetividade aos moradores. Uma das componentes da equipe, a agente de saúde Rosemary Simão de Almeida, destaca que as visitas domiciliares possibilitam uma interação maior entre a clientela e o grupo de profissionais. “Conhecemos, além dos problemas vivenciados pelos moradores, os dons e habilidades culturais que possuem”, diz.

 

Essa e outras iniciativas na área da atenção básica de saúde, efetivadas nos municípios que compõem as Regiões de Saúde Sudoeste 1 e 2 foram apresentadas em Jataí nesta terça-feira, 21 de agosto, no Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria da Macroregião Sudoeste. O encontro, realizado no auditório do Serviço Social do Comércio, reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes de entidades civis.

 

O seminário foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais). Além da apresentação de práticas inovadoras, o evento teve, em sua programação, transmissão de vídeos e realizações  de palestras. A superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Gomides, informou que a primeira edição do seminário aconteceu em junho, em Goiânia. Devido aos bons resultados obtidos, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, sugeriu a reprodução de edições nas cinco Macrorregiões de Saúde do Estado, em agosto e setembro deste ano.

 

Evanilde Fernandes acentuou que é muito gratificante destacar as experiências bem-sucedidas desenvolvidas nos municípios goianos, fruto da Planificação da Atenção Primária. Ela lembrou que esta grande ação, que visa o fortalecimento da atenção básica em todos os municípios goianos, foi lançada a partir do final de 2015 nas cinco macrorregiões de saúde. “Hoje estamos retornando, compartilhando iniciativas inovadoras e exitosas, que muito favorecem a população e que representam o fortalecimento da atenção primária.”

 

Informações da Asscom Secretaria de Estado da Saúde

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!

Imagens