Governador Ronaldo Caiado, lança programa Juntos pelo Araguaia no município de Santa Rita do Araguaia/GO

Neste sábado (05), dia mundial do meio ambiente, o município de Santa Rita do Araguaia, recebeu o governador Ronaldo Caiado, para o lançamento do Projeto Juntos Pelo Araguaia, que visa a recuperação e conservação do solo, da água e a recomposição das vegetações nativas da bacia hidrográfica.

Na ocasião foi anunciado o aporte de R$ 11 milhões da farmacêutica Hypera Pharma que será utilizado na recuperação de mais de 160 hectares em Santa Rita do Araguaia e em Portelândia, além da construção de um viveiro de mudas na cidade de Mineiros, com a capacidade de produzir 500 mil mudas nativas por ano, que serão usadas na recuperação da cabeceira do Rio Araguaia.

Segundo o governador, Ronaldo Caiado, foi feito um planejamento que durou um ano e meio, para que o projeto pudesse ser colocado em prática. “Hoje nós não estamos assinando protocolo de intensão. Nós estamos em mais uma etapa, daquilo que é o nosso compromisso de recuperação do Araguaia, então já é um projeto que está em fase de instalação, não é algo que vai acontecer, já está acontecendo” disse o governador.

A secretária Andréa Vulcanis, disse que o Rio Araguaia está morrendo sufocado. “Nós temos aqui nessa região um solo frágil, solo arenoso, com o desmatamento, com a retirada da vegetação nativa, esse solo ficou solto, e quando cai chuva, ela leva todo esse solo pra dentro dos cursos d’água e vai parar no rio Araguaia, que está sendo assoreado. O rio Araguaia antigamente era navegável, agora a navegação de médio e grande porte já não é mais possível, dado o grande volume de solo que foi carreado pro nosso rio, e isso implica na perda de biodiversidade, na perda dos nossos peixes e na perda do turismo que é tão relevante aqui nessa região”, finaliza.

O prefeito Carlos Tadeu, agradeceu ao governador e as autoridades presentes no evento, e afirmou que não adianta ter um grande corpo se a cabeça não estiver sadia. “Aqui nesse local, considero que está a cabeça do rio Araguaia, muitos conhecem o grande Araguaia, mais aqui é onde começam as vertentes, os seus afluentes, é esses pequenos córregos, que fazem parte daquele caudaloso que está lá embaixo, e nós precisamos preservar essas nascentes. Vamos ter zelo, cuidar do nosso Araguaia, aqui se inicia todas essas vertentes”, finaliza o prefeito.

Estiveram presentes no evento em Santa Rita do Araguaia a primeira-dama, Valdinha; o vice-prefeito, Juraci Batista; o secretário municipal de meio ambiente, Vandro Lorenzi, o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Araguaia, Demerval Carvalho; os vereadores Batistinha do Galo, Carlito Ribeiro, Dagneide Linhares, Euclides da Silva (Kidy), Manoel do Clésio; a estudante e medalhista olímpica Gabrielle Carrijo, do Colégio Estadual Alfredo Nasser.

Também compareceram a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Vanessa Fernanda Schmitt; a diretora industrial da Hypera Pharma, Daniela Castanho; o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea Goiás), Lamartine Moreira; os benfeitores do programa Juntos Pelo Araguaia, Ana Amélia Carvalho e Joaquim Nogueira; o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira e o coordenador regional da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Sávio Carrijo.

O evento contou ainda com a presença da prefeita de Portelândia, Marly David Rezende Rodrigues; o vice-prefeito de Portelândia, José Alício; o prefeito de Alto Araguaia (MT), Gustavo de Melo; o vice-prefeito de Alto Araguaia, Freud Fraga; e o presidente da Euca Energy, ex-senador da República Gilberto Goellner, Naiara Barcelos, assessora do Senador Vanderlan Cardoso; o comandante do 14° Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás (CRPM-GO), coronel Walter Caetano; o comandante do Destacamento da Polícia Militar, terceiro sargento Adelim Batista dos Santos; a coordenadora Regional de Educação de Mineiros, Tamara Trentin; a gerente regional de redes da Caixa Econômica Federal de Mineiros, Lucimeire Carrijo, representando a entidade na região, além de representantes da Polícia Militar de Goiás e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

Fotos disponíveis no Facebook : https://www.facebook.com/santaritadoaraguaiaoficial

Assessoria de Imprensa | Alex Oliveira – | 05 de junho de 2021