ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 30 abr 2020 · Sem categoria

Igrejas podem voltar a funcionar na próxima semana

Após reuniões com representantes das igrejas de Santa Rita do Araguaia (GO), a Prefeita Tânia Salgueiro, através do Decreto 91/2020 autorizou a realização de celebrações religiosas a partir da próxima terça-feira (5), desde que sigam todas as medidas de higiene e isolamento social, estipuladas pelo documento, além de ser necessário que o responsável pela organização assine e fixe o “Termo de Responsabilidade”.

Para as celebrações religiosas, as entidades deverão cumprir uma série de requisitos, como somente realizar encontros em no máximo dois dias por semana, com duração máxima de 01h20, sendo obrigatoriamente um aos domingos e no caso dos sabatistas aos sábados, podendo realizar até duas celebrações no mesmo dia, desde que estabeleça intervalo de no mínimo duas horas.

Também será necessário disponibilizar local e produtos para higienização de mãos e calçados, realizar a medição da temperatura na entrada do estabelecimento religioso sem contato com os fiéis, mediante termômetro infravermelho, ficando vedado o acesso daqueles que apresentarem quadro febril. Respeitar o afastamento mínimo de dois metros entre os membros, inibir o acesso ao estabelecimento de pessoas com idade superior a 60 anos, menores de 12 anos e com problemas respiratórios aparentes (gripes e resfriados). Impedir contato físico entre as pessoas, nele compreendendo os cumprimentos, orações com toque de mãos, e uso de produtos (óleo e outros) utilizados para contato com os membros na oração.

Conforme o artigo 2º do Decreto Municipal nº 89/2020, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório para a entrada e permanência nos templos/igrejas, devendo ser proibida a entrada daquele que não utilizarem o acessório. Suspender a entrada de fiéis quando ultrapassar de 30% da capacidade máxima do estabelecimento religioso, de modo que não haja aglomerações interna e nas proximidades dos estabelecimentos religiosos. Intensificar a limpeza com produtos autorizados pelo Ministério da Saúde, conforme o tipo de material das superfícies e manter o edifício arejado com ventilação natural.