Lixão sofre incêndio criminoso


Novos incêndios criminosos foram registrados nesse domingo (14) em Santa Rita do Araguaia (GO). De acordo com o Secretario de Meio Ambiente Vandro Lorenzi, a prática ocorreu no lixão do município. “O fogo se iniciou por volta das 16h tomando grandes proporções e chegando a atingir parte da pastagem vizinha ao local”, explica Vandro.

O Secretário falou ainda que para apagar as chamas foi necessária a ajuda da retroescavadeira do município, fornecida pelo Secretário de Obras Fagner Carvalho. Os proprietários vizinhos e o Corpo de Bombeiro de Alto Araguaia (MT) também auxiliaram no combate ao fogo sendo controlado às 22h.

A Lei Federal 9.605/98, o Decreto Federal 6.514/08 e o Artigo do Código Penal 250, determina que a pessoa que for flagrada provocando queimadas, poderá ser punida com a perda de incentivos e benefícios fiscais, reclusão de dois a quatro anos e multa de no mínimo R$ 5 mil por hectare incendiado.

Além dos prejuízos financeiros previstos na lei, as queimadas provocam grandes danos ao meio ambiente e a saúde da população como destacou diversas vezes pelo Secretário Vandro.

“Precisamos da ajuda da população para identificar esses incendiários e puni-los conforme prevê a lei”, frisou o Secretário de Meio Ambiente. Denúncias podem ser realizadas na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (64) 3635-7000 ou pelo telefone (66) 99647-5634.

Assessoria de Imprensa
Desenvolvimento para Todos!