Mais de 400 atendimentos foram oferecidos durante Mutirão da Cidadania

O Mutirão da Cidadania idealizado pela prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) em parceria com a Saúde e Educação ofertou durante os dias 25 e 26 de abril mais de 400 atendimentos sociais, tiveram emissão da 1ª e 2ª via do RG, 2ª via de CPF, 2ª via da certidão de nascimento, emissão de Identidade Jovem (ID Jovem), carteirinha do idoso, encaminhamento do BPC, orientações sobre programas federais e estaduais do Bolsa Família e Renda Cidadã, aferição de pressão arterial e batimentos cardíacos.

O evento foi promovido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde mais de 30 servidores municipais e estaduais (social, saúde, educação, transporte, obras e serviços urbanos, conselho tutelar, policia civil de Goiás, Atlética Athenas) atuaram no atendimento a população.

“Após fazermos o pedido a prefeita Tânia Salgueiro e sermos atendidos de pronto, a Polícia Civil Científica se deslocou a nosso município para que o Mutirão da Cidadania fosse possível. Apesar do grande número de pessoas atendidas, muita gente ficou sem fazer o RG, a procura foi maior do que imaginávamos então nosso sistema não suportou tantos equipamentos ligados. Gostaríamos de informar a população que em breve faremos um novo mutirão, e que os serviços como, 2ª via do CPF, 2ª via de certidão de nascimento, id jovem, carteirinha do idoso, processos do BPC, NIS são ofertados em qualquer época do ano no CRAS”, conta a coordenadora do CRAS, Lorena Guimarães.

A secretaria da pasta SMASDH fez um balanço do mutirão. “Gostaria de agradecer a toda à gestão Desenvolvimento para todos que unida, conseguiu tornar o evento grandioso, agradecer ainda, todos os parceiros pela disponibilidade e compromisso com nosso povo e principalmente a população que compareceu, teve paciência e compreensão”, diz Leisa Baronas.

acesso e condições financeiras para adquirir alguns dos serviços oferecidos. “Acho a ação boa porque aqui em Santa Rita não tem local para tirar carteira de identidade, só em Alto Araguaia, e ainda mais de graça”, disse a dona de casa Fabiana Mendonça,  de 27 anos.

O evento também contou com voluntários. O vereador e cabeleireiro, Jonas de Souza, esteve presente e doou o serviço de cortes de cabelo a população. “Com certeza é uma ação muito boa, muitas pessoas às vezes não tem acesso este tipo de benefício, e hoje a prefeitura está proporcionando-a a comunidade”, ressaltou Jonas sobre a ação.

Durante o Mutirão da Cidadania foram promovidas ainda atividades lúdicas, roda de violão, distribuição de balas pirulitos, pipoca, bolacha e big bem.

Estagiária Mirelly Ferreira