Meio Ambiente e PM-GO firmam parcerias para fiscalizar poluição sonora


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reuniu na tarde desta quarta-feira, 13, com a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), na pessoa do sargento Adelin Batista para discutir sobre a fiscalização de poluição sonora, vista como crime ambiental, como determina o artigo 54 da lei nº 9.605/1998, que é passível de punição. Ficou definido a parceria entre a secretaria de meio ambiente e PM-GO do município de Santa Rita do Araguaia para as fiscalizações em relação aos ruídos incômodos.

 

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. “O som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, barulhos repetitivos podem causar danos sérios a saúde como estresse, insônia, diminuição ou perca total da audição”, conta o secretário municipal do meio ambiente Raimundo Miranda.

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um som deve ficar em até 50 decibéis (DB – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer em curto prazo, outros levam anos para serem notados.

 

No artigo 54 da Lei n. 9.605/1998, Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

 

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para todos!