Métodos contraceptivos oferecidos por nossa farmácia básica municipal

????Você sabe quais são os métodos contraceptivos diferentes oferecidos em nossa farmácia municipal
A seguir, explicamos como cada um deles funciona:

????O preservativo é um método que utiliza uma barreira física para impedir que o espermatozoide
chegue até o sistema reprodutor feminino. Existem modelos femininos e masculinos,
que podem ser encontrados em qualquer Unidade Básica de Saúde e em diversos pontos de distribuição na cidade.

????A pílula anticoncepcional é um método que contém hormônios que impedem que a mulher ovule.
Ela deve ser tomada diariamente, com ou sem intervalos para a menstruação.
Esses hormônios também alteram o muco cervical, dificultando a passagem do espermatozoide para chegar até o óvulo.

????As injeções anticoncepcionais funcionam de maneira semelhante à pílula, mas ao invés de tomar um comprimido diariamente,
a mulher recebe uma injeção mensal ou trimestral com os hormônios que vão impedir a ovulação.

????A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que pode ser usado após uma relação
sexual desprotegida. Também pode ser usada quando o método contraceptivo habitual falhou, como acontece quando o
preservativo estoura ou a pílula anticoncepcional foi esquecida. Entretanto, não é um método que deve ser usado de rotina.

????O DIU de cobre é um pequeno aparelho em formato de T que é colocado dentro do útero.
Ele atrapalha o caminho até o óvulo e gera uma reação inflamatória intrauterina,
que faz com que os espermatozoides morram. Ele também altera características do muco cervical.

????É importante lembrar que o único método que protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
é o preservativo, que deve ser utilizado sempre.