Novo dia D contra o Sarampo e Poliomielite acontece neste sábado em Santa Rita

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza no próximo sábado, 1º de setembro, o segundo Dia D da Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação, que acontece simultaneamente em todo o País, visa oferecer mais uma possibilidade para os pais ou responsáveis levarem as crianças que ainda não vacinaram às unidades de saúde em horário alternativo. Em Santa Rita do Araguaia as vacinas serão fornecidas nas Unidades Básicas de Saúde: PSF Júlio Alves de Oliveira (Bela Vista) e UBS Joaquim dos Santos Borges (Vila Nova) das 8h às 17h.

Segundo a coordenadora municipal de Atenção Básica, Geovanna Paula, 70% das crianças maiores de 1 ano e menores de 5 receberam a vacina. “Ainda não atingimos a meta que é vacinar 95% das crianças, por isso convocamos os pais para que levem seus filhos a uma de nossas Unidades de Saúde, lembre-se de levar o cartão de vacinação”, frisa Geovanna.

Conforme divulgou a SES-GO nesta terça-feira (28) foram administradas em Goiás 277.966 doses contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, o que indica uma cobertura vacinal de 76,23%. Já contra o sarampo (tríplice viral) foram aplicadas 274.315 doses, o que representa 75,23% de cobertura. De acordo com os registros do Ministério da Saúde, dos 246 municípios goianos, somente 47 (19,10%) conseguiram atingir a meta para poliomielite e 44 (17,88%) alcançaram a meta para o sarampo.

Embora ainda não tenha atingido a meta em todos os municípios, Goiás ocupa uma posição confortável em relação às outras unidades da federação. Conforme com os levantamentos do Ministério da Saúde, o Estado está em oitavo lugar no ranking de crianças vacinadas, com índices superiores às médias nacionais.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, conclama os pais ou responsáveis pelas crianças a vaciná-las em um dos cerca de 950 postos de saúde localizados em todo o território goiano e outros 1 mil postos volantes. “Estamos em um momento delicado, de risco do ressurgimento destas doenças”, sublinha, destacando que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção.

Gestão Desenvolvimento para todos!!