Outubro Rosa é marcado com dia D em Santa Rita do Araguaia


O dia D do Outubro Rosa foi realizado na última sexta-feira (26/10) com o intuito de atender as mulheres santaritenses ofertando alguns procedimentos para prevenção do câncer de mama e colo de útero, por meio de consultas, exame preventivo, testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação. Os atendimentos ocorreram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges onde foram promovidas mais de 25 consultas, 26 testes rápidos de HIV e Sífilis e 26 preventivos.

 

De acordo com o enfermeiro e coordenador do evento, Ítalo Lacerda, o dia D contou com grande contingente de mulheres procurando atendimento na UBS. “No período da manhã ficamos surpresos com o número de mulheres que procuraram a consulta e realizaram os testes rápidos e o preventivo. Essas atividades que foram oferecidas neste dia são realizadas aqui na UBS e no Programa Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira, mas decidimos marcar um dia em especial para chamar essas mulheres que às vezes não tem tempo de comparecer as suas unidades básicas de saúde no horário comercial”, conta o enfermeiro.

 

 A enfermeira Carla Petro Carvalho, trabalha no PSF, Júlio Alves de Oliveira setor Bela Vista, esteve na UBS para auxiliarno no atendimento do preventivo e demais procedimentos, e alerta dá importância de ser realizado o exame. “Eu estou aqui hoje para auxiliar no atendimento, pois com o atendimento somente aqui na UBS podemos atender um número maior de pacientes em um mesmo local. O preventivo se faz necessário para que a mulher possa identificar se há algum problema no colo do útero, ou outra anomalia como: candidíase, gonorreia ou alguma doença sexualmente transmissível (DST). O diagnóstico precoce é muito importante para o início do tratamento do câncer do colo de útero e alguma DST”, disse Carla.

 

O médico Nelson Martinez, relata a importância do auto toque, para a mulher saber se está com algum nódulo na mama. “Eu sempre ressalto a importância do autoexame às minhas pacientes, pois elas podem sentir se há algum nódulo na mama. Mas sempre digo para elas não deixarem de realiza a mamografia nos períodos certos, pois o câncer de mama e do colo de útero, são os que mais matam as mulheres hoje, por conta disso que ações como a que realizamos aqui se faz necessária para incentivar a mulher a realizar os exames preventivos e o auto toque”, relatou o médico.

 

Cleide Barbosa Pereira, artesã, compareceu a UBS para realizar o preventivo e ressaltou da importância do dia D. “Eu gostei muito do atendimento que recebi aqui hoje, os profissionais são muito atenciosos e o atendimento foi muito rápido não fiquei esperando. Acho importante ser realizados trabalhos como esse, porque as vezes a mulher não tem tempo para comparecer nos lugares próprios para realizar o preventivo e aqui ficou bem flexível o horário”, disse a artesã.

 

O atendimento para realização do exame de preventivo ocorre na toda sexta-feira na UBS Joaquim Joaquim dos Santos Borges, no período da manhã, e no PSF Júlio Alves de Oliveira toda quinta-feira também no período matutino. 

 

Estagiária Marcela Pavão

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!

Imagens