Paciente suspeito testa negativo para coronavírus


De acordo com o novo boletim epidemiológico emitido nesta sexta-feira (5) pela Secretaria de Saúde (SMS) de Santa Rita do Araguaia (GO) juntamente com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica (NVE) e Vigilância Sanitária (NVS), o exame do paciente suspeito de covid-19 testou negativo para a doença. O material foi coletado na última segunda-feira (1) e encaminha para o Laboratório Central do Estado (Lacen – GO). Com a atualização, a cidade apresenta 2 casos descartados mediante exame laboratorial, 2 pacientes recuperados, 24 casos excluídos por não apresentarem novos sintomas ou por terem cumprido o período de isolamento domiciliar e 3 casos que seguem sendo monitorados.

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, todos os pacientes que apresentem Síndrome Gripal (SG) ou que tiveram contato com pacientes positivo para o coronavírus, que não se enquadram nos critérios de notificação e realização do exame para covid-19, devem ser monitorados e mantidos em isolamento domiciliar, sendo proibido pelo órgão a aplicação de exames em pacientes sem sintomas, devido a falta dos testes para a compra.

O município tem adotado todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e os Decretos publicados pelo Governo do Estado de Goiás, além de redobrar a fiscalização, sendo realizadas rondas pela vigilância sanitária em conjunto com a Polícia Militar, a fim de prevenir e evitar a propagação do coronavírus.

Assessoria de Imprensa

Desenvolvimento para Todos!