Pré-conferência discute melhorias na saúde de Santa Rita do Araguaia

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Araguaia-GO realizou na última terça-feira (19/02), a pré-conferência da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Usuários do SUS se reuniram com trabalhadores da área de saúde e gestores, nas Unidades de Saúde, PSF Júlio Alves de Oliveira e UBS Joaquim dos Santos Borges, a fim de discutirem os problemas de saúde mais relevantes no município.

Conforme a coordenadora de atenção básica em saúde, Geovanna Paula, primeiramente foi apresentada a comunidade presente quem são os usuários do SUS, pois o mesmo se estende muito além de consultas realizadas nas UBS’s e Hospitais. O SUS envolve pesquisas, fabricação de vacinas, fiscalização de estabelecimentos e fiscalização de produtos alimentícios, de higiene, cosméticos, entre outros.

Em um segundo momento foi apresentado indicadores de saúde de Santa Rita do Araguaia, em que foi possível observar a necessidade de ações voltadas à prevenção de gravidez na adolescência, campanhas para redução de doenças cardiovasculares e internações por causas externas (acidentes de trânsito, tentativas de homicídio e suicídio).

Ainda durante a pré-conferência a população pode pontuar aspectos positivos e negativos referentes aos atendimentos das unidades. Entre eles houve a sugestão da aplicação de multa para os moradores que não executarem a limpeza dos terrenos baldios; Melhora do serviço prestado na coleta de lixo doméstico; Aumento de campanhas nas escolas; Atendimento mais humanizado; Reformulação do horário de agendamento de consultas e outros.

A pré-conferência compõe uma das etapas que antecedem a Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde que se realizará no dia 14 de março de 2019, às 08h00, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Santa Rita do Araguaia.