Prefeitura busca amenizar impactos negativos das fortes chuvas

Com o início do período chuvoso, Santa Rita do Araguaia tem sido atingida por fortes chuvas, que preocupam o poder público devido à má conservação das vias públicas, principalmente as que não são asfaltadas. A Prefeitura Municipal iniciou a semana realizando uma operação emergencial tapa buracos nos bairros Quinca Barros e Bela Vista. A ação é coordenada pela secretaria de Transporte e Obras, em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente.

Conforme explica o secretário de Transporte e Obras, Vandro Lorenzi, a medida adotada tem caráter paliativo e visa minimizar momentaneamente os transtornos causados pelas chuvas. “Para resolver essa questão de forma definitiva é necessário que se construam galerias de água pluvial e se faça todo o manilhamento da água do Setor Bela Vista. Para isso, estamos junto com a prefeita Tânia Salgueiro, buscando auxílio do Governo Federal”, relata.

O secretário ainda afirma que todos os setores prejudicados pela chuva vão receber nos próximos dias ações semelhantes de tapa buracos. Várias ruas do município estão danificadas pela abertura de valas que não foram devidamente corrigidas pela Saneago.

A Prefeitura Municipal também deu início à limpeza dos terrenos baldios. Nesse primeiro momento, esse cuidado está sendo realizado gratuitamente em todos os lotes, sejam eles públicos ou privados. Mas após essa primeira abordagem os cuidados com a manutenção do terreno volta a ser do proprietário. A medida integra a força tarefa de limpeza da cidade encabeçada pela atual administração. A Avenida Joaquim Salgueiro, no bairro Vila Regina, também recebeu o trabalho de roçagem.

Questão ambiental

Uma erosão de grandes proporções tem preocupado os moradores do Bairro Quinca Barros. Situada em uma propriedade particular e em uma área de proteção permanente, o local possui uma importante nascente. A secretaria de Transporte e Obras, junto à superintendência e Meio Ambiente, somaram esforços ao proprietário Osvaldo Ancelmo, para tentarem conter sua evolução.

O proprietário fez a locação do trator de esteira e a prefeitura cedeu uma retro escavadeira e um caminhão para fazer o trabalho de contenção do desmoronamento de terra.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Raimundo Miranda, essa região vem sofrendo a anos o efeito dessa erosão. “Somente agora nesta atual gestão, atendemos ao apelo do proprietário Osvaldo Ancelmo para ajudarmos a conter esse processo danoso ao meio ambiente”, explica.

Fone: (64) 3635-7000 ou 3635-7003
E-mail: assessoriaimprensastaia@gmail.com