Prefeitura de Santa Rita do Araguaia adere ao relógio de ponto nas repartições públicas

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia instalou em abril 2019 os relógios de ponto biométrico na sede da prefeitura e nas demais repartições públicas. O novo sistema visa facilitar e melhorar a apuração de frequência e ausências dos servidores, além de gerar economia financeira para o município. Na última terça-feira, 21, iniciou o cadastramento dos servidores na sede da prefeitura e consequentemente para os demais órgãos.

A responsável do setor de Recursos Humanos, Suely França, ressalta que a medida é fundamental em uma administração pública para conhecer a assiduidade e pontualidade dos trabalhadores. “Os funcionários devem cumprir jornada de trabalho conforme as atribuições de seus cargos. Assim, a ocorrência de faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas devem implicar a perda proporcional da remuneração ou na compensação das horas não trabalhadas”, explica Suely França.

Conforme a prefeita Tânia Salgueiro, o relógio de ponto eletrônico é uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que se tenham registros fidedignos das entradas, saídas e intervalos gerando, assim, informações precisas para a confecção da folha de pagamento. E também é uma forma de prestação de contas com a sociedade, uma vez que assim o controle de trabalho fica informatizado.