Prefeitura de Santa Rita do Araguaia intensifica campanha de vacinas nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante os dias 21, 22 e 23 de março a Campanha de Vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Meningite nas escolas municipais e estaduais de Santa Rita do Araguaia. O público alvo foram crianças e adolescente de 9 a 14 anos. Foram imunizadas contra o HPV aproximadamente 100 meninas de 9 a 11 anos e meninos de 11 a14 anos. Já para a meningite, pré-adolescentes de 11 a 14 de ambos os sexos.

Conforme o coordenador de vigilância epidemiológica, Ítalo Lacerda a campanha de vacinação nas escolas é de suma importância pois os índices da doença no munícipio reduzem o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. “Hoje o Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizam as vacinas com o intuito de proteger a população de um modo geral contra a doença. Orientamos que as crianças que não tomaram a vacina procurem a unidade básica do seu setor com o cartão de vacina e cartão SUS. Lembramos que a vacina do HPV são duas doses, onde o intervalo da primeira para a segunda dose é de seis meses, e a meningite é uma dose única”, orienta o coordenador.

HPV é a sigla em inglês dada a um grupo de vírus transmitidos sexualmente, pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Apesar de a camisinha feminina ser mais eficiente que a masculina (por cobrir uma área genital maior), só o uso de preservativo não exclui o risco de contágio — e a presença de feridas na região genital da mesma forma, pode facilitar a transmissão.

Gestão Desenvolvimento para todos!