Prefeitura de Santa Rita promove oficinas de dança

A prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo promove no município a oficina gratuita de dança, Ritmos Mix e Ritmos Kids.

As oficinas são dividas em duas turmas: nas segundas e quartas-feiras são ofertadas para os adolescentes e nas terças e sextas-feiras, faixa etária livre. A oficina de dança acontece às 16:00h no Centro de Convivência do Idoso.

A facilitadora Ludmila de Paula está à frente da oficina de dança, com aulas dinâmicas e divertidas ela desenvolve a atividade de acordo com a faixa etária de cada turma. “Na turma com pessoas de mais idade trabalhamos a dança respeitando a capacidade física e promovendo coreografias mais fáceis. Para os adolescentes e jovens a aula conta com coreografias mais agitadas e com musicas atuais, os ritmos que eles gostam”, conta Ludmila.

Para a aposentada Inês Rodrigues Álvares, 61 anos, as aulas de dança são uma ótima opção. “Estou achando uma maravilha, muito bom, é um incentivo para as pessoas tanto para os jovens, como para os idosos”, comenta.

A aluna Adriana Neves, 35 anos, comenta que a aula de dança trás inúmeros benefícios e que já perdeu 15 quilos desde que iniciou, ainda no ano passado com as aulas de Zumba.  “Não tem desculpa para deixar de fazer exercício, venho para as aulas com meu filho. Participo porque gosto e queria ter uma mudança de vida”, conta.

A professora Ludmila explica como a dança e atividade física impactam na vida das pessoas. “A dança abrange tudo, desde o físico ao psicológico. Os benefícios físicos são muitos, melhora no condicionamento cárdio pulmonar, mobilidade articular, fortalecimento muscular e outros. Quanto ao psicológico temos relatos de alunas que se diziam sentir só, então como as aulas acontecem em grupo ocorre essa socialização, elas dançam em dupla e ocorre a interação entre todas”, explica.

Ritmos Kids

As aulas também estão sendo realizadas para as crianças no Centro Municipal de Educação Infantil Caminho do Saber, às quintas-feiras no período matutino, às 10:00h e vespertino, às 16:00h. A diretora do CMEI, Kátia Pedrosa, percebe o quanto a dança influencia no comportamento e desempenho escolar das crianças. “As crianças adoram quando chega o dia de dança, elas até ficam mais comportadas quando sabem que vão dançar, todos gostamos e os pais também aprovam”, comenta a diretora.

Inscrições

Para participar da oficina é preciso realizar a inscrição no CRAS situado na Av Zeca Ferreira, Centro, em frente a o Campo Municipal, no período das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Estagiária Mirelly Ferreira