Prefeitura intensifica fiscalização no descarte de lixo irregular

Fogão, garrafas pet, móveis, resto de construção, podas de árvores e lixo doméstico, são alguns dos dejetos retirados pela Prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO), das ruas vicinais ao lixão do município. Devido o grande acumulo de lixo as margens das estradas e atendendo ao pedido dos moradores da cidade, a prefeitura disponibilizou um guarda para realizar a patrulha e a notificação de pessoas que descartarem lixo em local irregular.

O Secretário de Meio Ambiente, Vandro Lorenzi, pede que a população se conscientize e descarte o material indesejado no local correto. “Para evitar o desgaste de uma notificação, é importante que o pessoal descarte o lixo no local certo sem falar que manter a cidade limpa evita o foco do mosquito da dengue”, explica.

Além da disposição de um guarda, foi realizada a limpeza do local, com o descarte adequado do material. A ação faz parte das iniciativas da campanha “Cidade Limpa”, que vem revitalizando pontos de Santa Rita do Araguaia com roçagem e plantio de mudas de árvores e flores. A ação conscientiza os santaritenses sobre a importância de manter o município limpo, como forma de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como: dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

O trabalho de notificação já estava sendo realizada em terrenos urbanos considerados de risco para a saúde e segurança pública. De acordo com a lei complementar municipal 109/2019, o dono do imóvel notificado tem o prazo de dez dias para a realização da limpeza do terreno, sob a pena de aplicação de multa, caso o proprietário não higienize o local. A Prefeitura ainda disponibiliza caçambas coletoras para a retirada de entulhos.

O cidadão que for realizar limpeza em seu quintal deve solicitar a caçamba no prédio da Prefeitura, retirar a guia de recolhimento no valor de R$ 47,50 e agendar a entrega da mesma. A caçamba ficará a disposição do munícipe durante três dias.

A Prefeita Tânia Salgueiro fala sobre a importância do papel da comunidade na manutenção do município. “Cidade limpa se faz com a participação de todos”, finaliza.