ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 23 maio 2018 · Assistência Social

Prefeitura promove roda de conversa sobre Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu durante à tarde da última sexta-feira, 18 de maio, uma roda de conversa com mais de 30 beneficiários dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã no Centro de Convivência de Santa Rita do Araguaia. Durante o evento em alusão à campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi exibido o filme “O segredo” que abriu a discussão do tema.

O tema da violência infantil vem sendo discutido durante a campanha “Faça Bonito” que completa 18 anos nesta edição. Conforme explica a psicóloga do CREAS, Jordana Magalhães, uma das formas de identificar o abuso é pela maneira de aproximação, quando o abusador oferece algo à vítima aproveitando de sua inocência em busca de receber algo em troca.

“Os familiares têm a responsabilidade de observar o comportamento da criança ou do adolescente, conversar com eles, acompanhar a vida escolar e monitorar o uso de redes sociais na internet. Alguns casos de abuso acontecem entre os familiares, nesse caso os professores podem ajudar conversando com a vítima, observando um comportamento diferente ou a presença de marcas no corpo e se for confirmado denunciar para autoridades locais” diz Jordana.

A coordenadora de atenção básica, Geovanna Paula, reforçou a importância da criança ou adolescente pedir ajuda e destacou que a Secretaria Municipal de Saúde possui profissionais capacitados para atender os casos com sigilo e ética profissional.

Para denunciar casos de abuso ou violência sexual, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícia militar, federal ou rodoviária, ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, número 100.

Estagiária Laleska Fálico