ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 20 maio 2020 · Meio Ambiente

Prefeitura registra queimada no loteamento Vista do Jatobá

Apesar de a prática ser proibida pela legislação ambiental, o município de Santa Rita do Araguaia (GO) registrou nessa semana um incêndio criminoso que destruiu parte da área do loteamento, Vista do Jatobá.

O Secretário de Meio Ambiente, Vandro Lorenzi, explica que segundo a Lei Federal 9.605/98, o Decreto Federal 6.514/08 e o Artigo do Código Penal 250, a pessoa que for flagrada provocando queimadas, poderá ser punido com a perda de incentivos e benefícios fiscais, reclusão de dois a quatro anos e multa de no mínimo R$ 5 mil por hectare incendiado.

“Além dos prejuízos financeiros previstos na lei, as queimadas provocam grandes danos ao meio ambiente, como o aumento dos gases estufa que contribuem para o aquecimento global, a poluição do ar que gera doenças respiratórias, causa a morte de animais e empobrece o solo já que retiram recursos importantes do solo como o nitrogênio e fósforo, fundamentais para o desenvolvimento das plantas”, explica o Secretário Vandro.

Denúncias podem ser realizadas na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (64) 3635-7000.