Profissionais da Saúde de Santa Rita participam de capacitação

Foi realizada nesta última segunda-feira (22/10), uma tutoria para os profissionais da saúde do município de Santa Rita do Araguaia, a respeito da Planificação de Atenção Primária à Saúde. A tutoria foi realizada na Câmara municipal dos vereadores e ministrada pela tutora e coordenadora de planejamento e gestão da Regional de Saúde Sudoeste II, Dinamar Ataídes Guimarães.

“O objetivo dessa planificação é organizar o processo de trabalho da atenção primária, visando atender as demandas da população. Primeiramente foram realizadas as oficinas para capacitar os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde e em seguida serão colocados os conteúdos aprendidos em prática, de forma a tornar a atenção primária a saúde mais evolutiva, empoderada e eficiente, desafogando os hospitais”, explica Dinamar.

A técnica de enfermagem municipal, Madalena Dias, a pouco tempo na equipe destaca a importância de adquirir novos conhecimentos. “A tutora Dinamar citou um exemplo muito comum que ocorre nas Unidades de Saúde, muitas vezes nos deparamos com pacientes que procuram todos os dias o atendimento médico. Em certa situação, perguntei ao paciente por que ir todos os dias consultar, e em conversa descobri que era depressão. E esclareci que ela poderia procurar a equipe,  sem a necessidade de passar pelo médico, pois também estamos a disposição para atender a comunidade. O que a paciente queria era apenas ter uma conversa boa, vemos que a nossa população é carente, então é sempre bom irmos reciclando e aprendendo mais”, comenta a técnica.

O processo de tutoria conta com o apoio da Regional de Saúde Sudoeste II que estará implantando junto com a equipe do município ferramentas para melhoria da qualidade do serviço prestado. Conforme a enfermeira coordenadora de Atenção Básica em Santa Rita, Geovanna Paula, esse processo ocorrerá primeiramente no PSF Júlio Alves de Oliveira, que é a “Unidade Laboratório”, depois será estendido até a UBS Joaquim dos Santos Borges.

Estagiária Mirelly Ferreira

Gestão Desenvolvimento para todos!