(Re)Educação Alimentar do município traz benefícios à saúde dos Santaritenses

Em 2018, o trabalho de Educação Alimentar iniciou nas escolas municipais com o projeto Construindo Novos Sabores que estimula a descoberta de novos sabores e de uma alimentação saudável, depois veio o Plantando e Aprendendo e em março de 2019, a Prefeitura de Santa Rita do Araguaia através das parcerias entre as secretarias municipais de Educação e Saúde possibilitou a implantação do Grupo da Alegria, que tem por objetivo promover ações voltadas prevenção de doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicerídeos por meio de uma reeducação alimentar.

Os quilos extras que atrapalham e incomodam muita gente vão muito além da questão física, fazem parte do bem-estar emocional e de saúde. Além disso, o problema de peso não é só questão de aparência, causa problemas seríssimos e pode atrapalhar no desenvolvimento humano. E, através desses trabalhos, participantes começam a ver os resultados na balança e consequentemente na saúde.

No grupo da Alegria, a participante Fernanda Thalia Lacerda dos Santos, de 25 anos, que participa desde o inicio deu seu depoimento. “Eu já tive como resultado menos 10 kg; quando iniciei estava com 87 kg e agora estou com 78 e tive muitos outros benefícios com a reeducação alimentar. Além disso, senti uma melhora na minha respiração, antes eu precisava caminhar e dar umas paradinhas para recuperar o folego”, conta a participante.

Nas escolas municipais, as crianças têm feito grandes descobertos como comer coisas gostosas e de forma saudável. “Meu filho chega entusiasmado em casa contando o que comeu de diferente na escola e que gostou de tomar o suco do Huck, comer brigadeiro de feijão; fico surpresa porque ele não gostava de comer nada saudável”, conta a mãe de um aluno.

Todos esses projetos são ministrados pela nutricionista Maria das Graças de Carvalho e um dos projetos, Construindo Novos Sabores, está inscrito no Concurso Programa Agrinho, pois além de estimular a alimentação saudável, ensina a experimentar os vegetais do cerrado.