Saiba o que são as APPs e Descubra sua Importância em Nosso Município

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, institui que Área de Preservação Permanente – APP: “(…) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.” Ou seja, promover a consciência ambiental acerca desta pequena sigla, é primordial para preservação de nossos recursos naturais. Santa Rita do Araguaia – GO possui diversas APPs que foram degradadas, o que tem prejudicado o volume hídrico do rio Araguaia, o secretário de meio ambiente Vandro Lorenzi (Gaúcho), explica um pouco sobre o que está desenvolvendo para recuperar tais áreas.

Gaúcho entende a importância desse trabalho para o município, ele salienta que o prefeito Carlos Tadeu não mediu esforços para dar continuidade ao projeto de restauração das APPs. Por isso hoje (oito), diversas mudas nativas da região foram plantadas em algumas margens, que estão localizadas em terras de propriedade privada. O planejamento começou em 2020, e esta já é a segunda etapa de replantios. “Estamos dando sequência fazendo essa recuperação das nascentes, realizamos essas duas aqui, mas também estamos trabalhando na recuperação do “Córrego Biquinha” que é afluente do rio Araguaia” explica o secretário.

As mudas serão vistoriadas periodicamente pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, para garantir que nenhuma intercorrência afete o crescimento saudável “Vamos fazer todo o processo de conservação. A gente tem muito cuidado com as formigas, para que não cortem as mudas, também faremos a croação… que é a limpeza, pra deixar essas mudas em condições de se desenvolverem” informa o secretário, Gaúcho também anuncia que nos próximos meses novas ações voltadas a recuperação serão articuladas “Em novembro esperamos fazer a recuperar as nascentes da “Agro Vila”, pelo menos duas que também estão degradadas” ele garante que o projeto se  estenderá por todo o município “ Isso vai ser feito em toda a cidade, esse é apenas o começo do projeto.”

Assessoria de Imprensa | Aline Nascimento – Alex Oliveira 08/03/2020.

#PrefeituraMunicipaldeSantaRitadoAraguaia

#PrefeitoCarlosTadeu