Santa Rita do Araguaia contará com posto do IBGE durante realização de Censo Demográfico de 2020

A Prefeita de Santa Rita do Araguaia (GO), Tânia Salgueiro, anunciou na tarde desta quarta-feira (11), que o município irá disponibilizar uma sala para a realização do Censo Demográfico de 2020. O trabalho desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está com as inscrições abertas para vagas temporárias, sendo 9 vagas para Recenseador (ensino fundamental), 1 para Agente Censitário Municipal- ACM e 1 para Agente Censitário Supervisor – ACS (ensino médio), para Santa Rita do Araguaia. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 24 desse mês, e podem ser realizadas no site da Cebaspe.

O aprovado para a vaga de ACM fará jus a uma remuneração de R$ 2.100 e será o responsável pela coordenação do município santaritense. Já o ACS, será responsável por supervisionar as equipes de recenseadores, com salário de R$ 1.700.  A previsão de duração do contrato para os cargos é de 5 meses, podendo ser prorrogado.

Para a função de Recenseador, os contratados irão trabalhar entrevistando os moradores do município. A remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Mas os candidatos podem verificar o valor a ser obtido, no simulador disponibilizado pelo IBGE, que utiliza a base de valores pagos por setor censitário.

O recenseador não tem horário fixo de trabalho, podendo escolher os horários e dias da semana que realizará as coletas. Porém, é recomendado que o concursado dedique ao menos 25 horas por semana a atividade. A duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidades do Censo e de disponibilidade orçamentária.

Os profissionais contratados temporariamente também terão direito a férias e 13º salários proporcionais ao tempo trabalhado no Censo Demográfico de 2020.