Santa Rita do Araguaia publica novo Decreto e Prefeita emite comunicado oficial sobre enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeita de Santa Rita do Araguaia (GO), Tânia Salgueiro, publicou na tarde desta segunda-feira (18), o decreto 101/2020, que dispõe sobre as alterações no enfrentamento do coronavírus. Dentre as principais mudanças, ficou autorizado o funcionamento das academias e hidroginásticas, sendo necessário que os responsáveis pelos estabelecimentos, apresentem a Vigilância Sanitária do município, um plano de trabalho, além de assinar o “Termo de Responsabilidade”, e seguir todas as orientações de higiene e distanciamento previstas pelo documento.

O Decreto também prevê que o responsável pelo transporte intermunicipal e Estadual da cidade, deverá fornece diariamente uma lista contendo nome e telefone dos passageiros que desembarcaram no município santaritense. A medida busca realizar o monitoramento desses passageiros, a fim de evitar a disseminação da doença.

Entre os anexos do decreto, a Prefeita emitiu um comunicado oficial. Confira.

Comunicado Oficial a todos os cidadãos de Santa Rita do Araguaia

Prezados amigos de Santa Rita do Araguaia, como é de conhecimento de todos, o tão temido coronavírus (COVID-19) passou a circular entre nós. Mesmo com todas as medidas adotadas pela nossa gestão desde o primeiro decreto do governador Ronaldo Caiado, e das duras medidas impostas de isolamento social seguidas pelo município desde o Decreto Municipal  nº 067/2020 de 16 de março de 2020, não conseguimos ficar imunes a esta doença.

O momento atual pede cuidado e cumprimento dos protocolos estabelecidos tais como o uso de máscaras, reforço na higienização das mãos e dos nossos lares e estabelecimentos em geral, e da não promoção de aglomerações, até mesmo em reuniões familiares ou com amigos em nossas residências, onde presumimos estarmos seguros.

Temos no nosso município vizinho Alto Araguaia-MT uma relação de total parceria e irmandade e não é à toa que muitos dos nossos cidadãos de Santa Rita do Araguaia-GO trabalham, consomem e utilizam dos serviços oferecidos por Alto Araguaia-MT, sendo que o contrário também ocorre, pois muitos dos cidadãos de Alto Araguaia-MT também trabalham, consomem e se utilizam dos serviços oferecidos por Santa Rita do Araguaia – GO.

Nossa parceria é percebida de forma evidente no Convênio entre os dois Municípios quanto aos serviços prestados pelo Hospital Municipal de Alto Araguaia, onde a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Araguaia paga mensalmente profissionais da saúde para reforçar o atendimento de urgência e emergência para o atendimento dos cidadãos dos dois Municípios.

Defendemos que os cuidados restritivos de circulação e aglomeração pregados em nosso município devam ser os mesmos adotados por nós quando estivermos do outro lado da divisa e esperamos o mesmo comportamento pelos cidadãos de Alto Araguaia – MT quando estiverem deste lado da divisa.

Pregamos também que as Secretarias de Saúde dos dois municípios devem reforçar a comunicação sobre a investigação da disseminação do vírus, trabalhando em perfeita sintonia para conter a sua circulação em nossa região que foi o que fizemos quando houve a confirmação do primeiro caso.

Não é o momento de buscarmos responsáveis pela transmissão do vírus, mas de identificarmos a sua trajetória, os possíveis infectados, para oferecermos medidas que lhes garantam cumprir o período de quarentena na tranquilidade de seus lares.

Todo discurso que tende à segregação e à desarmonização das nossas relações de cordialidade e irmandade com Alto Araguaia-MT, devem ser combatidas e não propagadas, pois só atrapalham ainda mais as ações coordenadas que precisamos ter entre os agentes públicos de ambos os municípios.

Que a nossa postura no enfrentamento a esse vírus reforce em nós os meios de sermos mais humanos, mais solidários e conscientes da importância da nossa atitude individual em benefício da coletividade.

Como prefeita de Santa Rita do Araguaia, falo em nome dos cidadãos dessa querida cidade que hoje administro, e afirmo que não engrossaremos o coro do discurso que prega a discórdia e o ódio, já que o vírus por si só tem espalhado muito medo e insegurança entre nós.

Seguiremos vigilantes no combate ao coronavírus e de mãos dadas com nossos coirmãos de Alto Araguaia-MT, para que juntos possamos vencer mais essa adversidade.

Tânia Maria Toledo Salgueiro

Prefeita de Santa Rita do Araguaia

Confira relação dos decretos municipais relativos à COVID-19:

67/2020

71/2020