Saúde realiza Ações de Combate à dengue nas escolas municipais

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti durante os dias 3 a 6 de fevereiro nas escolas municipais Romão Martins de Souza, João Paula da Crus e CMEI Caminho do saber. A atividade consiste em orientações de prevenção, distribuição de panfletos e apresentação da estrutura do inseto transmissor. Além dessas atividades foram distribuídas as gotas Homeopáticas que auxilia na redução dos sintomas da dengue em até 70%.

Conforme a Superintendente de Saúde Fernanda Mismahl, as gotas homeopáticas foram repassadas para as agentes de saúde. “Os munícipes que desejar tomar o medicamento podem procurar suas agentes ou se dirigir as unidades de saúde; essa semana a educadora de saúde Sebastiana Lopes e a enfermeira Carla Petry deram orientações e distribuiram a gota nas escolas”, conta a superintendente.

Vale ressaltar que ingestão do medicamento não anula os cuidados que devem ser tomados para prevenir contra o mosquito que vem se evoluindo com o passar do tempo deixando as doenças mais fortes. “As medidas como manter pratinhos de plantas limpos ou com terra, garrafas de boca para baixo, cobrir pneus não podem ficar de lado, pois são essenciais para impedir a proliferação do Aedes Aegypti”, explica a educadora em saúde Sebastiana Lopes.

Os cuidados com os quintais, principalmente os terrenos baldios, devem ser exercidos para não deixar acumular lixo e entulhos. Os terrenos baldios que estiverem sujos serão notificados e caso não realizem a limpeza, o proprietário será multado, conforme a Lei municipal 109/2019.