Saúde realiza palestra e PIT STOP de prevenção das IST’s para este Carnaval com alunos do Colégio Estadual

A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma palestra com alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser na quarta-feira (19) a convite da Professora Adriane Rezende. O objetivo era esclarecer dúvidas, mitos e verdades relacionados a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), com a chegada das festas carnavalescas dobram-se os cuidados e a prevenção que não devem ser tomadas somente nesta época, mas em todas as relações sexuais.

Entre os convidados estavam a Educadora em Saúde, Sebastiana Lopes, a Superintendente da Saúde, Fernanda Mismahl, a Psicóloga da Saúde, Diandra Martins, e o Enfermeiro Coordenador da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Ítalo Lacerda, que esclareceram as diversas dúvidas dos alunos relacionados a IST’s. Ainda  na palestra foi  apresentado para os alunos os métodos contraceptivos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, sendo eles os preservativos, pílulas anticoncepcionais via oral, injetável e o Dispositivo de Intrauterino (DIU). Além disso, A Psicóloga Diandra abordou temas de álcool e drogas lícitas e ilícitas com os alunos.

Foi realizado também no dia seguinte (20) um “Pit Stop de Prevenção de IST’s” com os alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde na BR 364 em Santa Rita do Araguaia – Goiás para alertar e conscientizar as pessoas que vão curtir o carnaval.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde informa a população santa-ritense que as unidades de saúde (PSF Bela Vista / UBS Vila Nova) do município disponibilizam preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. As unidades de saúde estão abertas das 07h00 – 11h, e das 13h – 17h, de segunda a sexta – feira. Portanto, curta o carnaval prevenido.

Estagiária: Yasmine Mônica Martins