Secretária de Estado do Meio Ambiente e comitiva apresentam detalhes do Programa “Juntos pelo Araguaia” em Santa Rita

Na última sexta-feira (31), na Câmara Municipal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente Andréa Vulcanis juntamente com a FAEG visitou o município e o Rio Araguaia, onde se deliciou nas águas. Santa Rita do Araguaia é um dos quinze municípios do Estado de Goiás que deve está dentro do programa e deve passar por revitalização e garantir vida longa ao Rio. Objetivo é recuperar a bacia hidrográfica do Araguaia, em parcerias do Governo de Goiás e de Mato Grosso, serão cerca de 10 mil hectares recuperadas e reflorestadas no GO e MT.

O Programa, conforme explica a secretário Andréa Vulcanis a recuperação do rio Araguaia deve ser a partir das suas cabeceiras e fazer intervenções de duas naturezas, o replantio de áreas degradadas e o manejo de solo. “É importante entender que é nas nascentes e cabeceiras do Rio em que o problema se instala, e uma recuperação ambiental precisa acontecer na bacia hidrográfica, então a partir da conformação do terreno todos os rios que correm para o Araguaia serão trabalhados nessa perspectiva, iniciando em Mineiros até Aragarças”, conclui a secretária.

Para o produtor rural apresenta várias vantagens, além de incentivar na preservação. Conforme Janaína Rocha, quem aderir ao programa terá total apoio, além da assistência técnica e recomendações para as áreas produtivas do imóvel rural. “Não apenas para Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, mas também nas áreas de pastagem e lavoura para melhorar a produtividade nessas áreas com a implantação das técnicas adequadas de manejo do solo”, afirma Janaína.

O presidente do sindicato Valdemar Junior afirma que o projeto de suma importância e que o produtor tende a crescer com essa atitude. “Eu como representante dos produtores rurais vejo que o projeto só tem a acrescentar e o Sindicato vau firma parceria com a prefeitura e creio que as coisas vão acontecendo no seu dia a dia”, finaliza Valdemar Junior.

A prefeita Tênia Salgueiro não escondeu sua alegria em ver que há pessoas preocupadas em preservar o Rio Araguaia, uma riqueza ambiental e turística de nosso município e agradeceu a secretária e aos envolvidos. “Muito obrigada por visitarem nossa cidade, a partir deste programa podemos acreditar ainda mais no desenvolvimento de Santa Rita do Araguaia”, expressa a prefeita.