Secretaria do Meio Ambiente realiza o cadastramento das mudas na Área de Preservação Permanente (APP)


As APP’s são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora e proteger o solo. Em Santa Rita do Araguaia, foram feitas as recuperações das APP’s, do Córrego Biquinha, nos fundos do Parque de Exposição, no Parque Industrial e em uma parte da Fazenda “Córrego Biquinha” de propriedade do seu Euzébio, com a limpeza, roçada, croação que é a limpeza para deixar as mudas em condição de se desenvolverem.

Dando continuidade ao projeto de recuperação das APP’s, a Secretaria do Meio Ambiente, esteve no Córrego Biquinha, registrando no aplicativo as mudas que foram plantadas este ano. Esse aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para monitora todas as mudas que são doadas pelo governo.

O secretário Vandro Lorenzi, explana que essas mudas devem ser registradas, por espécie e nome cientifico. “Essas mudas são enviadas via satélite, diretamente quando fazemos o registro no local, já vai pra Semad em Goiânia, que fica sabendo desses plantios que são realizados pelas secretarias de cada município do Estado de Goiás. Então, a prefeitura de Santa Rita juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, vem fazendo tudo que é recomendado, desde o plantio, limpeza, adubação e todas as correções”, explicou o secretário.

Assessoria de Imprensa | Alex Oliveira – 08 de maio de 2021