Secretaria Municipal de Educação promove Semana Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Santa Rita do Araguaia promoveu na última segunda-feira (28/01) uma capacitação para mais de 30 profissionais que atuam na educação. A convite da secretária municipal, Rita Rangel, a psicóloga Liliane Fraga trabalhou com os profissionais o descobrimento do “EU”.

Para a secretária da pasta, Rita Rangel, “é de suma importância os profissionais começarem o ano letivo motivados e em harmonia consigo mesmo”.

Conforme a psicóloga Liliane Fraga, a proposta sugerida pela SME foi trabalhar com os profissionais um olhar para eles mesmos, desta forma terem a oportunidade de se cuidarem e de ter a ampliação da consciência.

“Refletimos como está à vida particular, a família e a situação financeira de cada um deles, Porque entendemos que o ‘Ser’, ele é integral. A partir do momento que a gente trabalha com o Ser, sendo ele integral e proporciona para eles momentos de fazer essa reflexão e ampliação de consciência, não temos dúvida de como será o profissional na sala de aula.  Então para servir a educação, servir aos nossos alunos e para servir aos pais dos alunos precisamos estar inteiros, estar 100%. Mas eu só consigo dar 100% se eu realmente estiver 100% comigo na minha vida familiar, na minha vida particular. Caso contrário, não vai ser possível porque a gente não separa esse ser depois que ele entra do portão para dentro da escola. Então esse momento foi para os servidores olharem para eles, cuidarem deles. E foi muito bacana porque eles estão realmente conseguindo ter essa dimensão e ver que tem algumas coisas que realmente precisam ser modificadas”, conta a palestrante.

Entre as dinâmicas realizadas pela psicóloga, uma delas foi a Roda da Vida. “Fizemos uma roda da vida onde essa roda são as várias esferas da nossa vida onde eles puderam perceber onde que está precisando de mais cuidado, ser mais desenvolvido, onde está tudo bem e que horas então está tudo bem e terei condições de direcionar minha energia para outros aspectos para outras questões para que essa roda da vida fique equilibrada.  Então esse é o objetivo do trabalho”, explica Liliane.

Gestão Desenvolvimento para todos!