ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 21 mar 2018 · Saúde

Secretaria Municipal de Saúde inicia novas ações do Goiás contra o Aedes

Novas ações do programa “Goiás contra o Aedes” foram promovidas em Santa Rita do Araguaia durante a força tarefa composta por agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde, Corpo de Bombeiros de Mineiros (GO) e a Regional de Saúde Sudoeste II de Jataí-GO, na última segunda-feira (19).

Conforme o coordenador municipal de combate a endemias Anésio de Oliveira, o trabalho é executado mensalmente com o apoio da regional. “Promovemos a ação preventiva que é vistoriar e monitorar os imóveis com objetivo de combater e eliminar os focos identificados do Aedes aegypti” conta Anésio.

Ao todo 1376 imóveis foram visitados nos bairros Bela Vista, Mutirão e Quinca Barros. Entretanto, 1221 foram trabalhados, já que, os demais se encontraram fechados. “Reforçamos o pedido à comunidade que limpe seus quintais, verifiquem em sua residência se têm objetos que acumulam água, pois até uma tampinha de garrafa vira criadouro do mosquito da dengue”, orienta o coordenador.

Durante o mutirão do Goiás contra o Aedes, a equipe computou 28 casas com focos do mosquito, efetuando de imediato a eliminação do transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Orientações de prevenção

Certifique-se que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente  tampados; Retire folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas; Guarde pneus em locais cobertos; Guarde garrafas com a boca virada para baixo; Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos  escoamentos de água; Limpe e retire acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras; Utilize areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal; Retire água e faça a limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias; Guarde baldes com a boca virada para baixo; Estique lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos; Mantenha limpas as piscinas; Guarde ou jogue no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos.

Como eliminar os focos

Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha; Jogue as larvas na terra ou no chão seco; Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida; Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

Gestão Desenvolvimento para Todos!!!