Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre gripe H1N1


A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

 

Segundo o coordenador de vigilância epidemiológica, Ítalo Lacerda a gripe H1N1 pode ser transmitida por meio do contato com objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém contaminado. “Ao contrário do que muitos pensam não há risco de se contaminar ingerindo carne de porco, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o vírus é transmitido apenas de pessoas para pessoas”, diz Ítalo.

 

As pessoas que compõe o grupo de risco (idosos, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos, portadores de doenças não transmissíveis e população indígena) devem estar atentas aos sinais e sintomas tais como: febre acima de 38° graus, dores no corpo, dores de garganta e cabeça, tosse seca, espirros, calafrios, fadiga ou cansaço.

 

Prevenção

 

A H1N1 pode ser prevenida por meio de alguns cuidados como: lavar as mãos sempre com água e sabão, passar álcool em gel, não compartilhar objetos de uso pessoa, evitar lugares fechados e com muitas pessoas e ter contato com pessoas infectadas.

 

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!