Série de palestras de prevenção bucal é realizada em Santa Rita do Araguaia

A prefeitura de Santa Rita do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Equipe de Odontologia concluiu na tarde desta terça-feira (25/09) a série de palestras sobre prevenção bucal para alunos (as) das oficinas de Violão, Equitação, Muay Thai, Hidroginástica e Caminhada Orientada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Sindicato dos Produtores Rurais. Além da palestra, foram distribuídos 100 kits com escova e creme dental aos participantes.

A palestra teve como objetivo alertar crianças, jovens, adolescentes e idosos a promover escovação correta, uso do fio dental, importância do enxaguante bucal e como as visitas periódicas ao dentista podem prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas recorrentes devido à falta de cuidado com os dentes.

Jheinnefer Borges, dentista e responsável pela palestra destacou a importância de realizar a prevenção bucal desde criança. “A prevenção bucal se inicia antes mesmo de nascerem os dentes da criança. Ao nascerem os primeiros dentinhos é responsabilidade dos pais terem esses cuidados. Como hoje às crianças que estão aqui tem mais de cinco anos, elas mesmas já podem realizar os procedimentos de prevenção”, diz a dentista.

A profissional também alerta para que os pais deem mais atenção à saúde bucal dos filhos, para que não chegue ao ponto de extrair os dentes antes da hora. “Muitos pais não dão importância para a saúde bucal dos filhos, algumas vezes por falta de tempo ou por não terem conhecimento sobre a prevenção bucal. Enquanto a criança ainda possui os dentes de leite, ela já necessita adquirir o hábito de cuidar dos dentes. É necessária essas palestras não somente com as crianças, mais com os adultos e idosos para que se faça a prevenção,” relata a dentista.

Carly Vitória Figueira Sousa, de 10 anos, é aluna da oficina de violão e participou da palestra de prevenção. Ela relata que realiza a prevenção bucal e que vai ficar mais atenta com as formas que a dentistas explicou. “Eu realizo a escovação dos meus dentes quando eu acordo, depois das refeições e antes de dormir, mas algumas vezes não passava o fio dental ou até mesmo o enxaguante bucal, agora irei realizar esse procedimento sempre que possível,” relata Carly.

A palestra contou com a colaboração da gestora do Bolsa Família Saúde, Érica Mendes e a auxiliar de saúde bucal, Lucidalva Oliveira.

Estagiária Marcela Pavão

Gestão Desenvolvimento para todos!