ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

POSTADO EM 22 jan 2019 · Educação

Suco do Hulk é sensação nas escolas municipais de Santa Rita do Araguaia

A prefeitura de Santa Rita do Araguaia tem investido na alimentação saudável das crianças e adolescentes do município. Desde outubro de 2018, a Secretaria Municipal de Educação vêm inovando com o projeto “Alimentação Saudável” desenvolvido e aplicado pela nutricionista Maria das Graças nas escolas da rede municipal de ensino.

Há 20 anos na profissão, a nutricionista Gracinha, como é chamada carinhosamente pelos alunos conquistou a garotada com o famoso “suco do HULK”. Conforme a nutricionista o suco do Hulk é a união da fruta (abacaxi), verdura (couve) e ervas (capim cidreira e hortelã) formando o detox de cor verde, remetendo a energia e cor do personagem Incrível Hulk, da Marvel.

A nossa reportagem acompanhou o modo de fazer do suco que virou sensação nas escolas municipais e traz a receita completa para os pais fazerem nestas férias.

A receita abaixo rende 4 litros, para fazer você precisará de:

80 gramas de couve

80 gramas de hortelã

50 gramas de capim cidreira

100 gramas de abacaxi

1 xícara pequena de açúcar/ três colheres de sopa (pode ser substituído por adoçante, açúcar mascavo ou mel)

Para fazer o suco, coloque no liquidificador à couve com 1 lt de água, bata, coe e despeja a mistura no recipiente onde irá servir a bebida. Novamente no liquidificador, bata a hortelã com 1 lt de água, coe e despeja no recipiente.  O mesmo faça com o capim cidreira, porém mantenha parte da água para bater o abacaxi. Em seguida coe e misture com os demais no recipiente. Pronto agora é só saborear.

Segundo a nutricionista Graça, a união do abacaxi rico em vitamina C, com a couve rica em ferro, metaboliza o ferro e outros minerais que auxiliarão no combate da anemia nas crianças, “A hortelã também contém ferro e vitamina C, além de ser rica em vitamina A e E. O capim cidreira, também contém ferro e atua como calmante no organismo. Uma dica para os pais é fazer o suco à noite, assim às crianças terão um sono mais tranquilo”, explica a nutricionista.

Uma dica para os ADULTOS é ingerir o suco do Hulk com o estômago vazio, antes do café da manhã, pois ele atua como detox, auxiliando na perda de peso, auxiliando na proteção dos rins e fígado.

Posso bater todos os ingredientes juntos?

Sim podemos. A nutricionista Graça utilizou do processo de separação dos ingredientes devido à quantidade de água utilizada. Outro ponto a ser destacado é que não há necessidade de coar todos os ingredientes do suco, com exceção do capim cidreira. Este método foi utilizado para não entupir o recipiente.

Sou diabético posso beber o suco?

Sim pode. Graça só ressalta a troca do açúcar por um adoçante de sua escolha.

E nos casos de gastrite?

O suco do Hulk por conter abacaxi, rico em vitamina C, importante para o sistema imunológico, fornece bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de alimentos proteicos e atua como anti-inflamatório natural, explica a nutricionista.

Graça ressalta ainda que para obter todos os benefícios dos ingredientes utilizados no suco, o mesmo deverá ser consumido na hora, pois os nutrientes como vitamina C, A e ferro não exercem a mesma função após algumas horas.

Gestão Desenvolvimento para todos!