Técnicos da usina de energia solar realizam levantamento no município

Na última quinta-feira (23), Santa Rita do Araguaia (GO) recebeu a visita dos técnicos da empresa Maxxi Plus e ANL Energia Limpa, responsáveis pela instalação da usina de energia fotovoltaica.  O encontro buscou realizar um levantamento prévio da área onde será instalada a fábrica. A medida é necessária para a realização do projeto executivo, o layout de base e a projeção de geração de energia e ICMS para o município ao longo dos próximos 25 anos. A expectativa é que cerca de R$ 45 milhões sejam revertidos em benefícios para o município durante todo o período. O documento leva em torno de 60 dias para ser elaborado, após isso, a Enel tem 30 dias para disponibilizar um ponto para que a usina se conectar com a rede de energia elétrica.

O Presidente Diretor de Mercado da ANL Anderson Notargiacomo, fala sobre a previsão para o início das obras. “A expectativa é que em janeiro de 2021 nós consigamos começar pelo menos a parte de estruturação e a logística de limpeza e manutenção do perímetro. É claro, que isso depende de vários de fatores. Estamos enfrentando uma das piores pandemias do mundo e também há uma série de problemas com os órgãos públicos para a liberação de alguns aspectos que são relevantes”, pontua Anderson.

A previsão é que a usina gere entorno de 150 empregos diretos e indiretos durante a fase da implantação. Após a finalização da obra, serão cerca de 45 empregos diretos para a manutenção, montagem e elétrica. A prefeita Tânia Salgueiro explica que irá buscar parcerias com o Senai e o Senac para capacitar os munícipes. “Uma das exigências que fiz foi que a empresa usasse a mão de obra santarritense, e assim, garantir empregos para a nossa população”, pontuou a Gestora.

A primeira etapa da obra contará com cerca de 4600 painéis fotovoltaicos em solo e uma malha de transformação, capazes de gerar um mega de energia. A previsão para a conclusão é após seis meses do início e mais seis de conexão.

Durante a visita, a equipe da ANL apresentou um vídeo ilustrativo com a projeção de como serão as instalações da usina de energia renovável. Estavam presentes a Prefeita Tânia Salgueiro, os vereadores Martin Ferreira (Martin Leiteiro), Juraci Batista (Chupa Manga), Oldemar de Araújo (Baxim Baiano), os secretários José Pereira Felizardo (Administração), Vandro Lorenzi (Meio Ambiente), Jose Gonzaga (Finanças) e Rita Rangel (Educação).