Aedes Aegypti – ACS e ACE de Santa Rita do Araguaia participam de capacitação


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma atualização sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus nesta terça-feira, dia 24, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os Agentes de Combate a Endemias (ACE). O intuito é apresentar aos agentes as diferenças dos sinais e sintomas de cada doença e a estimativa de novos casos da doença no município.

 

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Carla Petry, pontuou que o município de Santa Rita vem desempenhando diversas ações de conscientização e que as estimativas para a diminuição dos casos de contaminação através do mosquito são animadoras. “Lembramos que grande parte da redução dos casos tem relação com a própria comunidade, não deixando água parada em recipientes que podem armazená-lo e mantendo seus lotes e quintais limpo”, conta Carla.

 

Para a ACE, Sebastiana Lopes a atualização foi de grande valia para adquirir novos conhecimentos e destacar a importância do trabalho em equipe na prevenção e combate da dengue. Uma força tarefa, já foi confirmada pela Secretaria de Saúde para o próximo dia 13 de novembro.

 

Participando ativamente das ações da saúde, a esposa do secretário Raimundo Miranda, Domelice destacou a importância do papel dos ACS e ACE para a comunidade. “É de suma importância o trabalho desenvolvido por eles, pois estão na linha de frente da Atenção Básica, conhecendo in loco (a fundo) os problemas da população santaritense”, comenta Domelice.

 

Aproveitando a oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde parabenizou a todos os ACS pelo di Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado no último dia 04 de outubro.

 

Assessoria de Imprensa

Gestão Desenvolvimento para todos!