ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

A história da fundação do município de Santa Rita do Araguaia começa em 1850, quando o desbravador José Manoel Vilela, residente às margens do rio Claro, atual município de Jataí, desde 1836, estendeu o domínio de suas terras até o Rio Araguaia.

Em 1854, ele e Dona Leocádia Perpétua de Silvéria doaram 2000 alqueires de terras da Fazenda Araguaia ao Patrimônio da Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis, no Cartório de Notas de Torres do Rio Bonito, atual município de Caiapônia.

O remanescente da fazenda Araguaia foi vendido às famílias Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que doou partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja dividiu suas terras, iniciando a colonização sob o regime de aforamento, época em que foi outorgado a José Manoel Salgueiro, o título de fabriqueiro.

Com a ocorrência de um incêndio no Cartório de Tabelionato, houve a destruição dos documentos, ocasionando possivelmente algumas renegociações e o Fabriqueiro com sua esposa Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, a 5 de setembro de 1919, ratificaram a doação no Cartório do Primeiro Oficio João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho, registrado no Livro de n° 3, fls. 951, do Cartório Imobiliário de Jataí – GO.

Em quatro de fevereiro de 1920, o Fabriqueiro já exercia na sede da fazenda dos Salgueiros o comércio de gênero alimentício e produtos industrializados, e nas proximidades desses comércios foi surgindo o povoado que mais tarde foi elevado à categoria de vila.

Depois de algum tempo uma nova vila surgia em outro lugar, logo abaixo, sendo elevada a categoria de Distrito de Mineiros no ano de 1911, fato primordial para o esvaziamento da vila originária, causando a extinção do comércio do Salgueiro, conhecido como Comércio de Cima.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Mineiro o distrito com a denominação de Santa Rita do Araguaia. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito permanece no município de Mineiros.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o distrito de Santa Rita do Araguaia passou a denominar-se Ivapé. Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Ivapé figura no município de Mineiros.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita do Araguaia pela Lei Estadual n.º 806, de 12-10-1953, desmembrado de Mineiros. Sede no antigo distrito de Ivapé (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

 

Fonte:IBGE