AGM envia carta com recomendações para a contenção do coronavírus

A Associação Goiana de Municípios (AGM) enviou para todas as prefeituras do estado, uma carta com recomendações para a contenção do coronavírus. Segundo o balanço divulgado pelo Hospital Albert Einstein e pelas secretarias estaduais de saúde, o Brasil apresenta cerca de 151 casos da doença, sendo 3 no Estado de Goiás. Leia a carta na integra.

Senhoras prefeitas e prefeitos,

A pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde, por conta da disseminação do coronavírus, COVID-19, chegou a Goiás. Medidas administrativas devem ser tomadas no interesse de orientar a população sobre os riscos do contágio, em seguida outras medidas deverão ser adotadas, conforme a gravidade do caso, como de fato já está demostrado nos outros países, no sentido de declarar estado de emergência sanitária, preparar toda a administração para conter a disseminação do vírus e atendimento dos enfermos, impondo restrições de direito à toda sociedade, intervenção no domínio econômico no sentido de limitar, regular, proibir atividades, para priorizar o atendimento as pessoas necessitadas, conter aglomerações e o fluxo de pessoas, enfim restringir ao máximo, por todos os meios, a proliferação do vírus e o contágio.

Por ora, vamos seguir a orientação do governo do Estado, com a proibição de atos que causem aglomerações e propicia o contágio, até que, para a próxima semana, possamos detalhar todas as outras medidas que compõem um plano completo para atuação nos Municípios, interagindo este plano com os setores dos Entes Federados responsáveis pelo controle epidemiológico e segurança.